Banco digital – O que é e como funciona

Estamos em uma geração que muitas vezes já não sabe diferenciar o que é digital do que não é. Isso ocorre porque tudo está se informatizando e digitalizando. Inclusive os próprios bancos estão se modernizando, você sabe o que é um banco digital?

Basta reparar em todos os cantos, por onde você anda, as pessoas estão com um smartphone à mão. Portanto, estão sempre conectadas à tecnologia por onde estão, e esse quadro ocorre em todos os lugares.

O acesso à conexão a internet está cada dia mais fácil, e devido a isso é que essa “febre” de estar sempre com um smartphone à mão cresce a cada dia. Antes o acesso à internet era mais difícil, e por isso as pessoas não tinham motivos para estar o tempo todo mexendo no celular.

Os clientes de banco estão cada vez mais exigentes, isso não é novidade, afinal quem não gosta de ser bem atendido? Por isso os bancos investiram muito em testes para descobrir formas de melhor atender a seus clientes.

Leia também:

Banco Digital – O que é?

O banco digital é um recurso tecnológico que os bancos desenvolveram para trazer todas as funções do banco até você. Um ambiente virtual, que possui as mesmas características do banco, mas de forma simplificada.

O banco digital cria toda uma plataforma para que o cliente bancário possa realizar diversas operações. Praticamente todas as funções que não necessite o saque de dinheiro, você conseguirá realizar pelo banco digital.

Como funciona?

O banco digital é uma plataforma segura, que replica sua conta bancária. Para ter acesso a essa tecnologia, você deve primeiramente realizar um cadastro pelo banco convencional, por medida de segurança.

Após realizar o seu cadastro e a criação de uma senha para o uso da internet, você poderá cadastrar seu dispositivo de uso, como smartphone ou computador. Alguns bancos exigem que se cadastre um dispositivo para que ele seja reconhecido, evitando que outras pessoas acessem sua conta.

Com o cadastro realizado no banco ou no caixa de autoatendimento, você poderá acessar sua conta. A partir daí, pode realizar as funções diretamente pelo seu smartphone ou computador cadastrado.

Banco Digital

Quais as vantagens dos bancos digitais?

Ao decidir usar o banco digital, você poderá contar com algumas vantagens e facilidades de uso. Algumas delas são:

  • Evite filas: Uma das grandes vantagens no uso do recurso de banco digital é exatamente evitar as grandes filas bancárias. Muitas vezes o banco está cheio, e para realizar uma simples ação como consultar o saldo ou realizar uma transferência de dinheiro, você poderá demorar horas. Esse inconveniente é eliminado com o uso do banco digital, já que você poderá realizar diversas tarefas direto do seu smartphone.
  • Segurança: Muitas pessoas possuem essa dúvida quanto ao acesso de sua conta bancária pelo smartphone ou computador. Os bancos investem cada vez mais em segurança dessas plataformas, por isso é seguro realizar esse acesso. Claro que algumas medidas devem ser tomadas para evitar problemas, como não deixar sua senha anotada em local que outras pessoas possam ver, evitar o acesso a sites não confiáveis pelo seu dispositivo, a fim de evitar vírus, entre outros.
  • Facilidade de uso: Os bancos digitais possuem um ambiente simplificado para uso. Os bancos investem em Pesquisas de Experiência do usuário, isso ocorre para descobrir um melhor design para seu aplicativo que facilite o uso do seu ambiente pelos clientes.

No banco digital, paga-se tarifas?

Cada banco possui seu modus operandi diferente, e não podemos afirmar categoricamente.  Mas no geral, a maioria dos bancos digitais não cobram tarifas de utilização a seus clientes. Geralmente as taxas são cobradas em ações tomadas pelo cliente após determinado uso.

Geralmente os clientes possuem um número X de ações gratuitas, e, a partir disso é cobrada alguma taxa para a realização de mais tarefas. Por isso deve-se ficar atento às taxas que o banco cobra antes da criação da conta.

O que posso fazer pelo banco digital?

O banco digital permite a você realizar diversas tarefas direto pelo smartphone, tais como:

  • Saque sem cartão: Não se espante, pelo aplicativo de seu banco, você pode realizar o pedido de saque, e ser reconhecido pelo caixa eletrônico.
  • Pagamento por código de barras: Utilizando o app de seu banco, você pode copiar o código de barras de sua fatura e pagá-la. Alguns bancos oferecem um leitor de código, que utiliza sua câmera para ler o código, evitando que você tenha que digitar.
  • Transferência bancária: O banco digital permite a você realizar transferências online sem quaisquer problemas.
  • Investimentos: Os bancos digitais também permitem a você realizar investimento do seu dinheiro em conta. Basta procurar pela opção que mais te agrada.
  • Recarga de celular: Você pode realizar a recarga de créditos do seu celular pelo seu banco digital sem maiores problemas.
  • Muito mais: Os bancos digitais permitem várias outras funções, que você pode pesquisar de acordo com cada banco.

Quais os melhores bancos digitais?

Existem alguns bancos digitais que vem se destacando no mercado, vamos citar apenas os principais:

  1. Banco Inter: Esse talvez seja o principal banco digital do mercado atualmente. Conta corrente totalmente gratuita.
  2. Banco Next: Esse banco foi criado pelo Bradesco, portanto possui uma estrutura por trás. O banco cobrava mensalidade, mas passou a ser gratuito.
  3. Banco Original: O banco original é focado em clientes de alta renda. Possuem cartões de crédito como seu diferencial, com diversos benefícios e cobram mensalidade.
  4. Nuconta: A Nuconta é o novo Banco Digital da Fintech Nubank, ainda é novo no mercado e não tem muitas opções para seus clientes. É indicada como complementar, mas não para ser sua única conta, pelo menos por enquanto.

Essas são apenas algumas das principais opções atualmente no mercado, lembrando que existem outras. Escolhemos as que passam mais confiança e são empresas que já estão estabelecidas no mercado.

Os bancos tradicionais também estão se modernizando e criando versões digitais deles. Isso porque perceberam que é uma tendência que não vai voltar atrás.

Você já possui uma conta digital? Se ainda não, o que está esperando? Você pode fazer muito mais com uma conta digitalizada.

error: Content is protected !!