Como Aumentar o Score: Posso aumentar minha pontuação?

Como aumentar o score? Se você está buscando financiamento de uma casa ou carro ou até mesmo apenas um crédito aprovado em alguma loja do comércio, pode ter tropeçado na sua pontuação de score e vamos responder a pergunta inicial.

Muitas vezes, ter um score baixo pode impedir o consumidor de conseguir obter um empréstimo ou financiamento, por exemplo. Mas, não se desespere, pois vamos ter ajudar.

Separamos três dicas valiosas de como aumentar o score do seu CPF que vão, com o tempo, melhorar sua pontuação.

O que é o score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que indica a probabilidade de um determinado consumidor pagar ou não as contas em dia. Esse cálculo é feito com base no histórico de pagamento e comportamento como consumidor.

Antes de autorizar sua compra parcelada, financiamento, empréstimo ou cartão de crédito, as buscam saber como você se comporta, por meio da sua pontuação.

Organizações como as que concedem crédito (lojas, bancos e financeiras) e prestadores de serviços (internet, TV por assinatura, telefonia móvel e fixa) fazem essa consulta.

É importante ressaltar, também, que ter um bom score não é garantia de aprovação imediata do crédito. Algumas empresas possuem seus próprios critérios de análise, e podem não consultar o score de crédito do consumidor.

Vídeo Como aumentar o score?

Por que o meu score está baixo?

Caso você não tenha conseguido manter um bom comportamento como consumidor, deixando contas vencerem antes de pagar ou está com dívidas em aberto, por exemplo, o seu score deve estar baixo.

A boa notícia é que essa situação é completamente reversível. O score é uma pontuação que reflete um comportamento, ou seja, ele está sempre sujeito à mudanças, desde que o comportamento do consumido em questão também mude.

Mas, lembre-se que, por ser um currículo financeiro, as ações para aumentar o score não têm efeito imediato, então, muitas vezes, preciso ter um pouquinho de paciência.

como aumentar o score

Veja agora algumas dicas simples de como aumentar o score.

Como Aumentar o Score: Posso aumentar minha pontuação?

O desejo de todo mundo que tem um score baixo é aumentá-lo, o que, como vimos, é algo bastante possível. No entanto, é preciso muita cautela neste momento, já que muitos oportunistas tentam se aproveitar do desespero de algumas pessoas.

Tenha em mente que não há solução rápida nem comprável para melhorar sua pontuação, já que ela reflete um histórico de comportamento como consumidor.

Ou seja, o único jeito de ter um score alto é mudando seu comportamento, com paciência para que essas atitudes façam parte de seu histórico e definem seu perfil como credor.

Para te ajudar a traçar suas metas de uma forma mais objetiva, separamos três dicas preciosas que vão guiar suas próximas atitudes.

Limpar o nome

Limpar seu nome é a primeira ação que você deve ter caso queira aumentar seu score de crédito.

Para isso, agende um horário com a empresa em questão e parcele suas dívidas em valores realistas. O importante neste momento é conseguir quitar o valor em aberto, por isso, pode ser que o montante seja dividido de muitas vezes para que você consiga pagar tudo.

Atente-se também para o golpe aplicado por empresas que prometem limpar o seu nome ou aumentar seu score de crédito. A única forma de limpar seu nome é quitando suas dívidas.

Pagar as contas no dia do vencimento (ou antes)

É imprescindível que você mantenha todas suas contas em dia depois de limpar seu nome. Como o score é um histórico de comportamento, esse tipo de atitude mostra as empresas que você é um pagador.

Além disso, contas vencidas geram juros, o que aumenta o valor da fatura.

Se possível, programe-se para pagar as contas antes da data do vencimento. Essa atitude é bem vista pelos órgãos de crédito e aumenta sua pontuação do score.

Para te ajudar nisso, você pode usar o débito automático, já que cadastrando suas contas nesta função, você não perde nenhum dia de vencimento e pode se programar melhor. Outra opção é colocar um alarme no seu celular nos dias de vencimento de cada fatura.

Manter os dados atualizados e fazer o Cadastro Positivo

É importante manter seus dados (endereço, telefone, referências) atualizados nos órgãos de proteção ao crédito. Quanto mais atualizados forem seus dados, maior será a possibilidade de aumentar o score de crédito.

Essas atualizações podem ser feitas online ou presencialmente.

Outra dica é fazer seu registro no Cadastro Positivo do Serasa. Esse “currículo” financeiro do Serasa registra informações de seus comportamentos financeiros, como pagamento de contas, financiamentos e empréstimos.

O Cadastro Positivo pode ser consultado pelas empresas na hora do seu pedido e seu crédito pode ser aprovado com mais facilidade, caso você possua bom histórico.

Classificação de risco de crédito

A pontuação de risco varia entre 0 a 1000, o ideal é estar no mínimo no médio risco de inadimplência, quer saber como consultar esta pontuação do score? Veja abaixo:

 

Se organize e tenha paciência

Como vimos aumentar seu score demanda bons comportamentos e paciência. Por isso, siga nossas dicas: organize as finanças, limpando seu nome e mantendo todas as contas em dia sempre.

Dessa forma, sua pontuação aumenta e ter aquele tão sonhado financiamento aprovado não será mais um problema!

error: Content is protected !!