Contestar Fatura cartão de crédito: Como

Não realizar uma compra com o cartão de crédito e ser cobrado pela mesma é algo que acontece corriqueiramente, descubra aqui como contestar fatura cartão de credito e quais são  seus direitos sobre isso.

A ideia de comprar à prazo se utilizando de um Cartão Magnético que possui um saldo maravilhoso e ainda com um período médio de 30 dia para começar a pagar a sua compra já realizada parece realmente um conto de fadas.

Contestar Fatura cartão de crédito

No entanto, nem sempre esse conto de fadas é tão perfeito assim. Pois ao realizar uma compra em cartão de crédito você fica sujeito a receber a fatura em casa e que sempre corre um risco de vir alguma alteração de cobrança indevida. Bem, receber essa cobrança não é nada agradável, não é mesmo?

constetar cartão de credito

Acredite, que muitas pessoas passaram por isso e tiveram aquele incômodo pois não sabiam o que fazer, como agir, a quem procurar quando se encontraram diante de uma situação desconfortável como essa. Agora lendo esse texto, você terá todas as informações necessárias para saber como agir caso haja alguma cobrança indevida nas faturas de seu cartão de crédito.

O que devo fazer quando receber uma cobrança indevida no cartão?

Ao analisar sua fatura e identificar que houve uma compra ou pagamento em crédito que não foi feito por você, não se preocupe que você está acobertada pela legislação.

A legislação solicita que o cliente (consumidor) entre em contato com a administradora do cartão através de envio de carta informando essa cobrança que não procede com seus gastos. Para encontrar o endereço de envio você pode verificar na sua própria fatura ou através do site da administradora.

Posso entrar em contato por e-mail?

Pela lei, o contato que deve ser estabelecido é por meio de carta. No entanto existem algumas administradoras de cartões de crédito que já trabalham com ferramentas online, nesse caso, o e-mail ou até mesmo o telefone.

Existem também algumas financeiras que possuem um acesso direto em seus sites para a contestação de valores indevidamente cobrados nas faturas de seus clientes, procurando assim otimizar o tempo para resolverem mais rápido esse problema na fatura.

Porém se você quiser estar acobertado pela lei deverá realizar o procedimento de escrever a carta e envia pelos correios para a financeira, banco ou administradora do cartão em questão.

 

Devo pagar a fatura enquanto aguardo a contestação?

Quando você contesta um valor cobrado indevidamente, a empresa irá averiguar exatamente aquele valor. Sendo assim necessário que seja realizado o pagamento das outras dívidas que são procedentes em seu cartão de crédito para evitar que haja cobrança de tarifas e juros.

Confira:

Algo que é bastante aconselhável é realizar o pagamento da fatura e quando a contestação for resolvida, você solicitar o pedido do estorno do valor que foi pago mas que na verdade não foi uma dívida de consumo sua.

Quando a contestação é positiva

Quando a contestação é positiva, significa que eles verificaram sua fatura e realmente encontraram uma cobrança indevida, sendo de total e completo direito do consumidor não pagar por um produto ou serviço que não utilizou. Nesse momento é possível pedir o estorno do valor (caso já tenha sido pago pelo cliente a fatura do cartão).

Quando a contestação é negativa

Há casos em que a administradora ou o banco realizam a avaliação da contestação e após conferir os argumentos não consideram que o valor contestado é indevido. Não precisa se desesperar se isso acontecer.

O consumidor poderá entrar em contato com um órgão de defesa do consumidor onde será orientado a mais uma vez contestar a fatura, nesse caso o órgão será um intermediador entre o cliente e o banco ou financeira.

como contetar com cartao de credito

Como fazer a contestação da cobrança indevida?

Para deixar você, consumidor, completamente informado sobre a contestação, deixamos aqui um guia com os passos que você deverá seguir um após o outro para sua contestação seja realizada da maneira adequada.

  • Certifique-se que a dívida a qual está contestando realmente não foi sua.
  • Não deixe ultrapassar o período de 60 dias após o recebimento da fatura para realizar essa contestação.
  • Escreva uma carta e coloque todas as informações que sejam importantes para essa contestação, prefira pecar pelo excesso de informações do que pela falta delas.
  • Os dados escritos são; seus dados pessoais (incluindo um telefone válido para contato), fatura e valor que foi cobrado indevidamente, motivo da contestação e caso haja alguma prova também deverá ser anexada na carta.
  • Deixe salva com você uma cópia da carta a qual irá enviar, para um possível respaldo, se preciso for.
  • Se dirija até uma agência dos correios e faça o envio como carta registrada. Não esqueça de sempre guardar o comprovante de envio.
  • Aguarde o retorno em resposta à sua contestação. Geralmente eles procuram responder essas solicitações rápidas para evitarem problemas.

Sempre que houver qualquer divergência em sua fatura do cartão seja ela pelo correio ou débito automático confira para que você não lesado e pague por algo que não consumiu.

Gostou de como Contestar Fatura cartão de crédito, Aproveite e compartilhe.

error: Content is protected !!