Fatura Digital – O que é e como emitir?

Com o passar do tempo a tecnologia vai ficando cada vez mais presente em todos os setores de nossas vidas. E com a chegada do Internet Banking, não era de se esperar nada diferente a respeito de nossas faturas diversas. A Fatura Digital veio com a missão de facilitar nossas vidas.

Talvez você ainda esteja se perguntando o que são faturas digitais e como elas podem te ajudar, mas fique tranquilo (a) que vamos explicar tudo neste artigo. Algumas pessoas ainda tentam resistir a essas novidades tecnológicas, mas é uma mudança inevitável.

Leia também:

O que é Fatura?

A fatura é um documento comercial, que é emitido para notificar pagamentos não efetuados. É uma forma de listar todos os itens contidos em uma compra ou utilização de serviços.

É uma forma de emitir pagamentos de forma que o usuário identifique o que está sendo cobrado. Assim a fatura também é conhecida por ser uma forma de controle.

O que é fatura digital?

A fatura digital nada mais é do que uma versão digital da fatura convencional. Uma maneira de informatizar esses processos de pagamento e informação.

Como todo processo tecnológico, a fatura digital tende a facilitar e agilizar esse tipo de atividade. Pois todo tipo de informação gira em torno da “nuvem” atualmente.

Quais as empresas oferecem fatura digital?

Atualmente a maioria das grandes empresas oferece o serviço de fatura digital. Isso se deve pelo fato de todos os serviços estarem se atualizando tecnologicamente.

Os bancos são os principais nesse processo, pois são os responsáveis de inserir o internet banking para seus clientes. E isso traz ainda mais facilidade para realizar o pagamento das faturas digitais.

Empresas de telefonia como a vivo, oi, claro e Tim também já oferecem faturas digitais a seus clientes. Os bancos e também empresas de telefonia, internet e televisão como a net, Sky, entre outras.

Podemos dizer que é um caminho sem volta a emissão de faturas digitais. Inclusive porque é ecologicamente correto, evitando assim a impressão desnecessária de papel.

Fatura Digital

Quais as vantagens da fatura digital?

Escolher utilizar a fatura digital traz algumas vantagens tanto para a empresa, quanto para o cliente. A velocidade na qual a fatura chega ao cliente, por exemplo, é uma delas. Já que através da fatura digital essa entrega é instantânea.

Há ainda o papel ecológico, que deve sim ser comentado. Pois vivemos em tempos que cada vez mais, o tema sustentabilidade ganha espaço em todos os locais. Temos a missão de cuidar de nosso ecossistema, e a fatura digital tem o poder de contribuir.

Para quem utiliza internet banking tem ainda a facilidade de apenas copiar o código de barra e colar em seu login para realizar um pagamento. Dessa forma pode agilizar os pagamentos e ainda facilitar todo o processo.

Faturas Digitais funcionam?

Podemos afirmar com clareza que as faturas digitais funcionam. Não tem muito que falhar, já que é o mesmo sistema da fatura impressa, porém em versão digitalizada.

Portanto, se você é cliente de alguma empresa que disponibilize faturas digitais, pode usufruir do recurso tranquilamente. Não há riscos de o pagamento não ser computado, uma vez que o código de pagamento é o mesmo.

Como gerar faturas digitais?

Um dos pontos positivos das faturas digitais é que você não precisa complicar. Elas são geradas automaticamente pelas empresas. Porém, quando você necessitar, o sistema de gerar faturas tende a ser parecido em todas elas.
Existe uma área de cliente próprio de cada empresa, no qual oferecem diversas opções. Entre elas, está a de gerar fatura digital, que é gerada instantaneamente.

As Faturas Digitais vão substituir as Faturas Impressas?

A tendência é que as faturas digitais sejam cada vez mais utilizadas no lugar das impressas. Mas isso não quer dizer, que elas serão completamente substituídas.

Os mais jovens, principalmente, já tem a preferência por utilizar todo o tipo de tecnologia. Já os mais velhos ainda tem resistência a esse tipo de coisa, e por isso preferem receber em suas casas as faturas impressas.

Devido a isso afirmamos que as faturas impressas não serão substituídas em curto prazo. Mas que futuramente elas serão cada vez mais raras.

Posso imprimir faturas digitais?

Se você é uma daquelas pessoas que não conseguem utilizar o internet banking, e prefere pegar o papel e ir ao banco pagar, tudo bem. Você conseguirá imprimir sua fatura digital em sua casa sem problemas.

Na maioria das vezes, sua fatura digital será criada em um arquivo PDF, e para imprimir é bem fácil. Da mesma forma que você imprime qualquer outro documento, poderá imprimir a fatura sem quaisquer problemas.

As faturas digitais vão ser cada vez mais comuns, e, nossa sugestão é que você “entre na onda”. Aprenda como visualizar a sua e como realizar os pagamentos online. Isso pode facilitar sua vida muitas vezes.

A partir de um Smartphone você consegue visualizar sua fatura e ainda pagar em poucos minutos. Isso traz uma comodidade enorme para quem não quer evitar as filas bancárias.

E você, o que acha das faturas digitais? Acha que ela tem essas vantagens também? Compartilhe este artigo e apresente as faturas digitais a seus amigos.

error: Content is protected !!