Pontuação CPF Score, o que é, como aumentar, como consultar

A pontuação CPF, também conhecida como score de crédito, é uma pontuação que indica a probabilidade de um determinado consumidor pagar ou não as contas em dia. Esse cálculo é feito com base no histórico de pagamento e comportamento como consumidor.

Essa pontuação é gerada por órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Antes de autorizar sua compra parcelada, financiamento, empréstimo ou cartão de crédito, as buscam saber como você se comporta, por meio da sua pontuação. Isso acontece porque essas empresas desejam saber se você será um bom pagador ou não do crédito que está pedindo.

Como minha pontuação é definida?

O Serasa Score indica, por meio de uma pontuação, que vai de 0 e 1.000, qual a chance de determinado perfil de consumidores pagar as suas contas em dia nos próximos 12 meses.

O Serasa Score é formado por informações relevantes para a análise de risco de crédito, tais como cadastrais, negativas e positivas (desde que você tenha aberto o cadastro positivo na Serasa) disponíveis na base de dados da Serasa no momento da consulta, e relacionados às consultas realizadas pelos clientes da Serasa.

Qual a importância dessa pontuação para mim?

Ter uma boa “reputação” como consumidor pode te ajudar a ter financiamentos, empréstimos e outros tipos de crédito aprovados com mais facilidade. Muitas empresas fazem a consulta dessa pontuação quando alguém faz pedido de crédito e isso pode impactar diretamente na resposta da organização para essa pessoa.

No entanto, não existe regra para o que cada empresa acredita ser um bom consumidor ou não, já que cada uma tem seus próprios critérios e políticas para concessão de crédito ou serviços.

É importante ressaltar, também, que ter um bom score não é garantia de aprovação imediata do crédito. Algumas empresas possuem seus próprios critérios de análise, e podem não consultar o score de crédito do consumidor.

Posso consultar minha pontuação CPF?

Sim. Para consultar sua pontuação do Serasa Score, por exemplo, é só acessar o portal do Serasa pelo site. Após fazer seu cadastro, você poderá ver o seu Serasa Score na sua área logada com toda segurança e sem pagar nada.

Pontuação CPF

Por que minha pontuação CPF está baixa?

Caso você não tenha conseguido manter um bom comportamento como consumidor, deixando contas vencerem antes de pagar ou está com dívidas em aberto, por exemplo, o seu score deve estar baixo.

A boa notícia é que essa situação é completamente reversível. O score é uma pontuação que reflete um comportamento, ou seja, ele está sempre sujeito à mudanças, desde que o comportamento do consumido em questão também mude.

Mas, lembre-se que, por ser um currículo financeiro, as ações para aumentar o score não têm efeito imediato, então, muitas vezes, preciso ter um pouquinho de paciência.

Como posso aumentar minha pontuação?

Se sua pontuação está baixa e você deseja reverter essa situação, não se preocupe, pois por ser uma espécie de histórico de comportamento do indivíduo como consumidor, essa nota está sempre sujeita à mudança.

Mas, primeiro, você precisa entender que, por ser um currículo financeiro, as ações para aumentar o score não têm efeito imediato, então, muitas vezes, preciso ter um pouquinho de paciência.

Nome limpo

A primeira atitude que você deve ter caso você tenha o objetivo de aumentar seu score de crédito é negociar as dívidas pendentes e limpar seu nome.

Para conseguir isso, você pode negociar seus pagamentos e em aberto com as empresa. Opte por um valor de parcela que realmente caiba no seu bolso, assim, você irá conseguir quitar sua dívida.

Tenha cuidado com empresas que prometem limpar o seu nome ou aumentar sua pontuação a um certo preço. Esse golpe é muito comum e tem seu foco em pessoas desesperadas para solucionar essa situação.

Contas em dia

Mantenha todas suas contas em dia e, se possível, pague as contas antes da data de vencimento. O atraso no pagamento acarreta em juros, aumentando o valor da conta, além de diminuir sua pontuação de score.

Para te ajudar nisso, você pode cadastrar suas contas mensais no débito automático. Assim, você não corre riscos de esquecer de pagar alguma fatura ou gastar o dinheiro que é destinado a essa pagamento de outra forma.

Dados atualizados e o Cadastro Positivo

Atualize sempre seus dados como endereço, telefone e referências no Serasa e SPC. Dados atualizados ajudam na pontuação do seu CPF.

Outra atitude a ser tomada é fazer o registro no Cadastro Positivo, que pode ser consultado pelas empresas. Esse “currículo” financeiro do Serasa registra informações de seus comportamentos financeiros, como pagamento de contas, financiamentos e empréstimos.

A pontuação do CPF pode abrir portas

A pontuação do CPF, ou score de crédito, pode ser o fator determinante se você vai ter ou não um crédito aprovado. Por isso, organize-se para sempre manter suas contas em dia e ter, assim, uma pontuação alta.

error: Content is protected !!